domingo, 8 de setembro de 2013

Coruja buraqueira

                                                      Coruja Buraqueira



Nome cientifico: Athene cunicularia

Nome em ingles : Burrowing Owl


Alimentação:É uma predadora de pequeno porte com hábito carnívoro-insetívoro, sendo considerada generalista por consumir as presas mais abundantes de acordo com a estação, tendo preferência por roedores. As ordens de insetos consumidas são: coleóptera (besouros), orthoptera (grilos e gafanhotos), diptera, hyminoptera. Entre os vertebrados consumidos, são representados pelos: roedentia, masupialia, amphibia, répteis squamata, microquiroptero (morcegos verdadeiros).

 < Coruja se alimentando



Reprodução:A reprodução da coruja-buraqueira começa entre março ou abril. Faz seus ninhos em cupinzeiros, buracos de tatu e buracos na areia em regiões litoraneas, costumando cavar túneis de até 2 metros e forrar o fundo com capim seco. O casal se reveza, alarga o buraco, cava uma galeria horizontal usando os pés e o bico e por fim forra a cavidade do ninho com capim seco. As covas possuem, em torno de 1,5 a 3 metros de profundidade e 30 a 90 centímetros de largura. Ao redor acumula estrume e se alimenta dos insetos atraídos pelo cheiro. Botam, em média de 6 a 11 ovos; o número mais comum é de 7 a 9 ovos. A incubação dura de 28 a 30 dias e é executada somente pela fêmea. Enquanto a fêmea bota os ovos, o macho providencia a alimentação e a proteção para os futuros filhotes. Os cuidados da cria, enquanto ainda estão no ninho são tarefa do macho. Os filhotes saem do ninho com aproximadamente 44 dias e começam a caçar insetos quando estão com 49 a 56 dias. Os filhotes, ao escutarem o alerta, entram no ninho, enquanto os adultos voam para pousos expostos e atacam decididamente qualquer fonte de perigo para os filhos. Podem defender o ninho, voando em direção a um predador potencial, inclusive pessoas, desviando no último momento, visualizada várias vezes vocalizando e espantando invasores como cachorros e gatos.

Casal de coruja-buraqueira

Ninho de coruja-buraqueira

Ovo de coruja-buraqueira


































































































Características :Os olhos da coruja-buraqueira são bem grandes, em algumas subespécies de corujas são até maiores que o próprio cérebro, a fim de melhorar sua eficiência em condições de baixa luminosidade, captando e processando melhor a luz disponível. Além de sua privilegiada visão, a buraqueira possui uma ótima audição, conseguindo localizar sua presa com apenas este sentido.


Tamanho:Ave de pequeno porte, seu tamanho médio é de 23 centímetros.

                                         Fonte:http://www.wikiaves.com.br/coruja-buraqueira                                                Data:08/09/13

Pesquisador: Pedro H

2 comentários:

  1. PAMELA QUEIROZ E INGRIDY4 de novembro de 2013 às 08:51

    LINDA EU GOSTEI MUITO DESSA CURUJA

    ResponderExcluir
  2. Gabriely Martins de Andrade E INGRIDY KAROLYNNE14 de novembro de 2013 às 14:49

    EU AMEI A CORUJA!!!

    TCHAU

    ResponderExcluir